27/04/2011

A razão de se torcer tanto

Segundo especialistas, a maior torcida do Brasil é a do Flamengo. Sempre me perguntei a razão disso, já que em torno na magia do futebol também há uma influência regional bastante forte. Mas descobri que por trás desse torcer, houve, um dia, uma necessidade de fortalecimento de identidade puramente brasileira.

No começo do século XX, o Flamengo era um clube puramente carioca e o Vasco, por sua vez, era o clube dos portugueses. A rivalidade já vinha do remo e os portugas começaram a montar o seu time dispensando seus funcionários para que pudessem treinar. Resultado: com um time fortíssimo, pela primeira vez na primeira divisão carioca, em 1923 o Vasco tira o título do Flamengo, não sem antes bater o Botafogo em 3 a 1, o que para muitos era inadimissível.

Não podemos esquecer que à época o Rio de Janeiro era a maior cidade do País, só ultrapassada 30 anos depois. Influenciava quase tudo na vida brasileira, de cultura a política, nas artes, na indústria. Tinha anos de história com a Coroa presente em seu território e claro, certo ranço contra os portugueses que por ali passaram e ali mandaram.

O Vasco ainda foi bi em 1924, mas em 1925, com tremendo apoio de torcedores, o Flamengo pela quinta vez se consagra campeão.


Por robMietto


REFERÊNCIAS

RankBrasil,
 
Roberto ASSAF, R.; MARTINS, C. Flamento e Vasco: o clássico dos milhões. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1999.

Nenhum comentário: